Fortaleza é uma Capital bastante arborizada. Sejam nos canteiros centrais ou em praças públicas, as árvores precisam de manutenção para evitar sérios problemas como as plantas parasitas e cupins que provocam a morte das árvores.
Segundo o biólogo Pedro Silva, vários fatores tem degradado as árvores da cidade. “As parasitas são aquelas que se instalam sobre outra planta ou árvore e se alimentam de sua seiva. Como não conseguem nutrição suficiente por meio da própria fotossíntese, elas encravam suas raízes no tronco, provocando, muitas vezes, a morte da árvore”, destaca Pedro.
Para o biólogo essas plantas parasitas podem ser facilmente controladas com a poda preventiva."O problema todo está na falta de manutenção das áreas verdes. O órgão municipal existe, mas a ação é pouco eficiente visto o contingente da cidade”.
O biólogo destaca, também, que o grande número de cupins no caule e galhos das árvores são uma das maiores causas de quedas das plantas, além da idade delas, o que complica bastante durante o período chuvoso na capital.
Na semana do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 05 de junho, O Portal Cnews procurou a Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização de Fortaleza - Emlurb, para saber o que o órgão tem feito com relação às árvores que estão sendo atacadas por esse problema na Capital.
Segundo a Diretora do órgão, a engenheira agrônoma Rafaele Dantas, o problema de plantas parasitas já é caso antigo. Ela explica que a principal planta parasita que infesta as árvores é a “erva passarinho” que suas sementes são levadas de árvore em árvore por pássaros que se alimentam dela.
Não existe um tratamento específico para o problema. O que existe é a poda, onde são retirados os galhos infectados e se o caso for mais sério é feita a poda total da árvore. Ela explica que esse trabalho é feito através de uma programação realizada de duas a três vezes por ano, onde, de acordo com cada Regional, os bairros são visitados por servidores da Emlurb que fazem o serviço de podar os galhos infectados.
Qualquer pessoa pode denunciar problemas em árvores de Fortaleza. O trabalho da Emlurb é enviar um técnico para avaliar a situação da planta e em seguida indicar o melhor tratamento que será realizado pelos servidores do órgão.
Serviço:
Emlurb - Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização de Fortaleza
Rua Marechal Deodoro, 1501, Fortaleza/Ce
Fone: (85) 3131-7600


Nenhum comentário:
Postar um comentário