O Facebook conduziu um experimento secreto com 1,9 milhão de usuários durante o processo eleitoral norte-americano de 2012. E, com isso, a rede social pode ter impulsionado a quantidade de eleitores em até 3%.
Como nos Estados Unidos o voto não é obrigatório, o Facebook queria testar sua influência sobre os cidadãos do país, a fim de convencê-los a sair de casa para escolher um candidato.
Eles fizeram isso, conforme explica o Huffington Post, forçando os usuários a ver mais notícias do que outros tipos de atualização. O conteúdo era de natureza geral, e não política, vindo de cerca de 100 veículos como New York Times e Fox News; embora sem relação direta com as eleições, esse material poderia mostrar às pessoas a situação do país e, assim, estimulá-las a votar.
A história toda ainda era segredo até ser divulgada por um grupo ativista. O Facebook afirmou não ter tocado no assunto ainda porque seus pesquisadores tinham intenção de publicar um estudo acadêmico sobre o ocorrido, embora nada tenha surgido em dois anos.
"Votar é um valor fundamental da democracia e nós acreditamos que encorajar participação cívica é uma importante contribuição que podemos dar à comunidade", afirmou um porta-voz da rede social.
Recentemente o Facebook se viu em uma polêmica por ter conduzido um experimento psicológico, também em 2012, modificando o feed de notícias de 700 mil usuários. A repercussão foi tão longe que Sheryl Sandberg, chefe operacional da empresa, teve de se desculpar publicamente.
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