Aprenda quais são as origens históricas para a divisão do tempo em dias de 24 horas, 60 minutos e 60 segundos
Como explicamos nessa matéria, nem sempre a humanidade concordou para marcar dias, horas, minutos e outras unidades de tempo, o que por muito tempo gerou confusão na hora de discutir cronologias e fazer negócios, hoje resolvido pela adoção do sistema sexagesimal (divisão em 60) do tempo. Mas você sabe como surgiu esse sistema, e como as coisas funcionavam antes dele? Se não, continue lendo e aprenda como o tempo na verdade é apenas mais uma invenção humana:
Contando nos dedos

Enquanto hoje usamos primariamente o sistema decimal para a matemática e a maioria das escalas de medição, como o metro e o litro, essa concepção (baseada em usar os 10 dedos das mãos para contar) é relativamente recente. Por muito tempo, a que foi usada era a duodecimal (12), que tinha como base o número de ciclos da Lua e articulações dos dedos, exceto o polegar (que era usado para contar).
A luz do tempo

As primeiras formas de marcação de horas foram com relógios solares, que usavam a sombra do astro para traçar linhas em um relógio, que já dividia os dias em 12 horas de noite e dia em 1500 a.C., com os egípcios. O método, entretanto, não permitia saber qual o horário se fosse noite.
Estrelas

Cronometrado

Nenhum comentário:
Postar um comentário