Com 95% das obras concluídas, Prefeitura afirma que os dois viadutos no encontro das avenidas Engenheiro Santana Júnior e Antônio Sales serão concluídos até o fim do mês. Viaduto nível 1 deve ser liberado nesta semana
Até o fim desta semana, a Prefeitura afirma que vai liberar o viaduto da avenida Engenheiro Santana Júnior, chamado de nível 1, que liga o Papicu à avenida Washington Soares, e também o sentido inverso, da Washington Soares ao Papicu - nível zero. A conclusão de toda a obra é mantida para este mês, afirma o prefeito Roberto Cláudio (Pros).
De acordo com a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), 95% de toda a obra está concluída. Fica faltando para a próxima semana o viaduto nível 2, na avenida Antônio Sales. Na tarde de ontem, o titular da Seinf, Samuel Dias, participava de reunião que definiria data e horários das liberações.
Hoje, outros detalhes deverão ser anunciados. Os trabalhos são de responsabilidade do Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor). A Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC), por meio de sua assessoria, comunicou que a operação de trânsito na região também deverá ser divulgada hoje.
A Seinf informou que estão sendo executadas ainda obras complementares, que incluem asfaltamento dos viadutos, canteiros e calçadas, expansão da largura das vias, elevação do nível da pista, além de sinalização do entorno, iluminação do ambiente, ações de paisagismo, urbanização e pavimentação.
A obra dos dois viadutos faz parte da implantação do corredor exclusivo Antônio Bezerra/Papicu de transporte público. Com a finalização dos equipamentos, as faixas do Bus Rapid Transit (BRT) serão implantadas na Antônio Sales.
“A cereja do bolo é o ônibus articulado que vai circular em faixa exclusiva desde o terminal Antônio Bezerra, passando pela avenida Mister Hull, Bezerra de Menezes, Domingos Olímpio, Antônio Sales, pelo viaduto e indo até o terminal do Papicu. Totalmente em faixa exclusiva”, enfatizou o secretário.
A construção dos dois viadutos vai permitir a retirada de cinco semáforos na região, o que, conforme a Prefeitura, vai aumentar em 40% a velocidade do tráfego dos veículos.
Prazos
A obra foi retomada no dia 5 de outubro do ano passado - após a desocupação dos manifestantes no Parque do Cocó. “Essa obra tinha o prazo de um ano e, a despeito de ter sido parada três meses, teve decisão judicial que também interrompeu, teve greve, e nós estamos entregando no mês que a gente anunciou”, avaliou o prefeito.
Roberto Cláudio enfatizou ainda que ipês-rosas foram plantados nas calçadas e outras espécies dentro do parque. “Já foram plantados praticamente três vezes o que foi removido”, defendeu. (colaborou Erivelton Melo/especial para O POVO)
Saiba mais
Paisagismo
O iluminador alemão naturalizado brasileiro Peter Gasper, falecido em maio deste ano aos 73 anos, foi o responsável pelo projeto de iluminação dos viadutos. O paisagismo é assinado por Nicia Bormann.
Pintura
O titular Seinf, Samuel Dias, informou também que vai ser feita uma pintura antipichação nos viadutos, “para evitar as ações do vandalismo, ou minorar, para que a gente possa recuperar com facilidade”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário