Fiscalização de faixas exclusivas na Avenida da Universidade começa nesta segunda (6)

Durante 30 dias, a partir da próxima segunda-feira (6), 8 equipamentos de fiscalização eletrônica instalados na Avenida da Universidade, entre as Avenidas Eduardo Girão e Domingos Olímpio, em Fortaleza, funcionarão de forma educativa para garantir que os motoristas respeitem as faixas exclusivas dos ônibus.

Segundo a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC), só é permitido o tráfego de ônibus, vans e táxi nas faixas exclusivas, além do transporte escolar devidamente regulamentado na Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). Veículos particulares só podem utilizar a faixa para realizar conversões à direita ou acesso ao lote.

De acordo com o órgão, os condutores que descumprirem a determinação serão notificados de forma educativa neste período e depois do prazo instrutivo as multas devem ser aplicadas. A infração para quem desrespeita as faixas de ônibus é leve e gera multa no valor de R$ 53,20 e 3 pontos na carteira.

As faixas exclusivas foram implantadas para melhorar o fluxo de 42 linhas de ônibus e otimizar o transporte diário dos passageiros, segundo a AMC. A iniciativa faz parte do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito (Paitt).

Placas de sinalização vertical instaladas ao longo da Av. da Universidade apontam os horários de funcionamento da exclusividade para ônibus nas faixas que nos dias úteis é das 5h às 21h e aos sábados de 5h às 16h. Aos domingos e feriados, o tráfego é livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial