Os cartões de confirmação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já estão disponíveis para consulta na Internet. Para ter acesso, o candidato deve acessar o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que organiza a prova, e informar o CPF e a senha inserida na inscrição. Os dados foram disponibilizados ontem. As provas serão realizadas nos dias 8 e 9 novembro.
O comprovante informa data, hora e local de realização das provas, além dos dados pessoais do candidato, entre outras informações. São 8,7 milhões de inscritos para o exame em todo o Brasil e mais de 570 mil no Ceará.
Os mesmos cartões já devem começar a chegar pelos Correios, de acordo com o Inep. Em casos de cartões devolvidos, o instituto entrará em contato com os participantes por meio de SMS e mensagem eletrônica, através do celular e do e-mail informados no ato da inscrição no Enem.
O Inep orienta aos candidatos que verifiquem com antecedência, na página de acompanhamento do Enem, a validação da inscrição e o local de realização das provas. Outra sugestão é fazer o trajeto até o local de prova antes do dia do exame para conhecer o caminho.
Mesmo sem ser necessário levar no dia, o cartão do auxiliar administrativo Francisco José Gomes, 23 anos, já está impresso. Ele lamentou a distância do local de prova para o bairro Vila União, onde mora, e, por isso, lembra que vai precisar sair ainda mais cedo de casa. “Consultei o endereço na Internet, mas vou pesquisar a melhor forma de acesso”, afirma. Outro cuidado já planejado é com a alimentação. “Vai ser bem esticado, são dez horas de provas. Pretendo almoçar cedo e me alimentar bem”, projeta.
Mais tranquilo, o estudante do 2º ano do ensino médio Samuel Bezerra, 16, ainda não checou onde fará a maratona de questões. “Vou precisar resgatar minha senha de acesso, porque esqueci. Desta vez vou fazer como teste. Acho que vai mostrar se estou no caminho certo de estudos e no que preciso melhorar”, considera o estudante.
Possibilidades
A partir da nota do Enem, o estudante pode tentar participação em programas de ensino, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de nível superior; o programa de acesso a universidades privadas (ProUni), que disponibiliza bolsas em instituições particulares; e o Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que destina a estudantes vagas gratuitas em cursos técnicos.
O Enem é também requisito para firmar contratos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para concorrer a bolsas de intercâmbio pelo programa Ciência Sem Fronteiras. Estudantes com 18 anos ou mais podem obter a certificação do ensino médio por meio do exame.
Saiba mais
ParticipaçãoNo Ceará, 570.697 pessoas estão inscritas para esta edição do exame.
É o quinto estado em participação nas inscrições, representando 6,54% do total, atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Rio de Janeiro, segundo o Inep.
O número de inscritos no Estado é 15,27% maior que no último Enem.
Além de Fortaleza, outros 112 municípios cearenses sediarão o
Enem 2014.
Segundo o MEC, serão impressas 18,3 milhões de provas incluindo normal, ampliada e braile, em 1.699 municípios em todo o País.
Este ano, o exame registrou um recorde de inscrições, com cerca de 8 milhões de candidatos.
Serviço
Enem 2014
Consulte o cartão de confirmação.
Site: http://bit.ly/1zAV8pk
Quem não receber o cartão, não conseguir imprimir pela ou constatar algum erro, deve entrar em contato com o Inep.
Telefone: 0800 61 6161
Tire dúvidas e veja o passo a passo do Enem.
Site: enem.inep.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário