Como você já deve ter percebido, esse rio é essencial para diversas regiões do país, não apenas no sentido de umidade do ar, que é muito importante em Estados tão quentes, mas também na geração de energia, já que o São Francisco tem ao seu decorrer diversas represas de hidrelétricas.

De acordo com Luiz Arthur Castanheira, que é diretor do Parque Nacional da Serra da Canastra,
“isso não é comum, é preocupante. Não há dúvida de que algo em grande escala está mudando em nosso ecossistema. As principais barragens do Alto São Francisco, que são a de Três Marias e Sobradinho, estão sendo ameaçadas e se aproximam do limite de volume útil de água. Ou seja, a água dos principais afluentes está chegando ao nível zero, e a biodiversidade do rio está comprometida, além de a qualidade do rio estar se deteriorando”.
Além do calor e da ausência de chuva, há também incêndios acontecendo nas redondezas do rio, o que dificulta a retenção de água no solo e prejudica a manutenção do São Francisco. Esses incêndios são acidentais, provocados pelas altas temperaturas e ausência de água na região, o que facilita para que plantas – especialmente do Cerrado – peguem fogo facilmente.
fonte:g1
Nenhum comentário:
Postar um comentário