Cidade do interior cearense constrói estádio inspirado no Coliseu de Roma

Com 16 mil habitantes, Alto Santo está construindo um estádio com capacidade para 20 mil torcedores. Curiosamente, a cidade nem mesmo possui time profissional

Localizado a 242 km de Fortaleza, o município de Alto Santo possui uma obra com característica inusitada, que tem atraído olhares curiosos por quem passa perto da construção. Por sua arquitetura única, o futuro estádio da cidade já promete virar um marco. Afinal, a futura casa do Alto Santo Esporte Clube é inspirada no Coliseu de Roma, na Itália.

Não bastasse o visual diferente, o estádio, ainda sem nome oficial, terá proporções bem maiores que o compreensível para uma cidade de 16 mil habitantes. A capacidade ao final da construção será de 20 mil lugares, o suficiente para caber toda a população local, sobrando espaço para visitantes de municípios vizinhos.


Apesar de já estar com o campo 100% concluído, o Coliseu não recebe jogos oficiais, pois o Alto Santo não é profissional. Por enquanto, são feitos treinos físicos de crianças e adolescentes, pelo programa Segundo Tempo. De acordo com o secretário de Esportes, Márcio Jeine, o município conta com 100 atletas de categorias de base, com meninos e meninas entre 9 e 17 anos, que utilizam o gramado.

Sobre a conclusão da obra, ele destaca que o Coliseu está 60% a 70% concluído. “Temos uma arquibancada para 6 mil torcedores e 150 metros da fachada completa, mas estamos tentando acelerar a obra para que possamos acabar até o fim do ano, com capacidade para 20 mil torcedores”, diz Jeine.

Entretanto, o secretário admite que ainda faltam banheiros, vestiários e boa parte do muro que irá circundar o estádio. A ideia do prefeito, segundo Jeine, é finalizar a obra no final do ano, para a inauguração com um jogo oficial.

A verba para a construção veio da Caixa Econômica Federal, que disponibilizou R$ 900 mil. De acordo com relatório recebido pelo banco, os muros de contorno do terreno e muros de arrimo e acessos estão com 74,17% das obras executadas. Sobre as arquibancadas, 90,16% das obras estão finalizadas. Do recurso federal, já foram executados R$ 357 mil. Questionado se essa verba seria mais útil se fosse usada para outro fim, o secretário defendeu a necessidade de um estádio no município.
Para a realização de partidas, o clube terá que agendar uma visita com a Federação Cearense de Futebol (FCF). Segundo a entidade, nenhuma conversa foi acertada com a prefeitura até agora. Para ser liberado, o Coliseu terá que passar por inspeção de quatro órgãos: Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea). Após a entrega dos laudos, serão repassados ao Ministério Público.

fonte: http://tribunadoceara.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial