Vans poderão circular nos terminais de ônibus em Fortaleza


Mudança passa a valer a partir de segunda-feira (10), diz prefeitura.
Alteração faz parte de programa de mobilidade urbana de Fortaleza.

As vans poderão circular em terminais deFortaleza a partir de segunda-feira (14), segundo anúncio da Prefeitura de Fortaleza nesta quinta-feira (10). Atualmente os terminais são de uso exclusivo dos ônibus do serviço de transporte público. A mudança faz parte do pacote do Plano de Ação Imediata de Trânsito e Transporte de Fortaleza (PAITT).

Segundo a Prefeitura de Fortaleza, a mudança consiste na readequação da frota que opera nas linhas de ônibus e vans, o que possibilitará a diminuição da lotação e do tempo de espera dos passageiros. Com a medida, as linhas de baixa demanda de passageiros passarão a circular com microônibus (vans), mas terão a frota ampliada, o que reduzirá o tempo de espera. Já as linhas de alta demanda passarão a operar com veículos de maior porte (ônibus), ampliando o número de lugares a serem ocupados pelos passageiros.
saiba mais
Acompanhe o trânsito de Fortaleza em tempo real

A primeira linha a passar por alteração será a 711 - Barra do Ceará/Cais do Porto, integrante do sistema de transporte complementar. Hoje ela opera com 22 veículos de pequeno porte (van) e passará a ter uma frota de 14 veículos de grande porte (ônibus tipo leve). A mudança irá promover um aumento de 880 lugares para 1120, um ampliação de 27% na oferta atual. O objetivo da medida é garantir mais conforto durante a viagem dos passageiros.

Ainda segundo a prefeitura, os passageiros serão informados sobre as alterações por meio de cartazes nos coletivos, distribuição de panfletos e informativos nos sites e redes sociais da Prefeitura e da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). “Hoje o passageiro identifica as linhas do Sistema de Transporte Complementar pelo tipo de veículo, as vans, mas com a reestruturação dessas linhas, nas quais os ônibus também irão circular, eles precisarão ficar mais atentos aos letreiros que indicam o número e o nome da linha. Outra adaptação é que as vans passarão a utilizar os terminais de integração. São mudanças que vão mudar a forma de usar o transporte coletivo, mas que são de fácil entendimento para o usuário”, afirma Antônio Ferreira, Presidente da Etufor.

Nova linha de ônibus
Entras as mudanças anunciadas no transporte público também está a criação de uma nova linha de ônibus, a linha 914 – Binário Circular, uma alternativa de deslocamentos entre Dom Luís e Santos Dumont.

Segundo a Prefeitura de Fortaleza, a linha será uma alternativa "rápida e prática" para quem precisar realizar deslocamentos entre as avenidas Dom Luís e Santos Dumont.


fonte: g1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial