Cagece desmata área do Exército para obra de saneamento

Área de 5,9 mil metros quadrados pertence ao Exército Brasileiro e tem cessão de uso para que a companhia implante rede coletora de esgoto. Segundo a gerência da Cagece, obra tem licença da Semace

No terreno do 10º Depósito de Suprimento do Exército, no bairro Dias Macedo, uma obra para instalar rede de esgoto acarretou a retirada de árvores para a passagem de máquinas e caminhões em trecho de mata fechada. As obras são da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). Segundo o órgão, fazer a intervenção sem passar pelos domínios do Exército demandaria cerca de R$ 7,5 milhões a mais no projeto. Não foi especificado o número de árvores retiradas na ação.


Iniciada em junho, a obra faz o assentamento de tubulação do Macrossistema de Esgoto de Fortaleza. A tubulação com 900 milímetros de diâmetro, vai da BR-116 (próximo ao Makro) até a avenida Silas Munguba (antiga Dedé Brasil), passando pelo terreno do Exército. Em nota, a Cagece informa que a derrubada se deve à limpeza do terreno para a obra. “Foram retiradas apenas árvores de pequeno porte e vegetação rasteira, não havendo necessidade de replantio”, diz a nota. Em visita ao local, pela rua Marechal Bittencourt, O POVO constatou grandes troncos ao lado da área, que se cerca com árvores de grande porte e mata fechada.

De acordo com a Cagece, a intervenção foi autorizada pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), com licença de instalação nº 43/2014 válida até maio de 2016, e estudo ambiental aprovado pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema). A nota explica ainda que “a outra alternativa para a obra (sem passar dentro do terreno do Exército) demandaria um aumento do custo de cerca de R$ 7,5 milhões e intervenções na malha que afetariam o tráfego de veículos”. O riacho Rosinha é um dos afluentes do Rio Cocó e passa perto da área afetada.


A Cagece tem a responsabilidade pelo uso de 5,9 mil metros quadrados do imóvel cedidos em regime de concessão de direito real de uso resolúvel, publicado no Boletim do Exército nº 42/2013, de 18/10/2013. O contrato transfere à Cagece os direitos de utilização “para fins de construção de rede coletora de esgoto”. As obras começaram no mês de junho, com prazo inicial de dois meses para conclusão.


O POVO entrou em contato, na manhã de ontem, com a Seção de Comunicação Social da 10ª Região Militar do Exército Brasileiro solicitando informações sobre a obra. A demanda seria informada ao chefe da seção, em reunião naquele horário. No período da tarde, os telefones fixos do departamento não foram atendidos. No fim da tarde, O POVO entrou em contato com a assessoria da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) para perguntar sobre levantamento de espécies e quantidade de árvores retiradas.



O órgão afirmou não haver expedido a licença e orientou a reportagem a procurar a Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma). Após confirmação com Seuma e com Cagece de que o projeto teria sido autorizado pela Semace, O POVO tentou novo contato por telefone no fim da tarde, quando os telefones da assessoria já não foram atendidos.

Saiba mais
O trecho das instalações do macrossistema de esgoto, entre as ruas Padre Andrade e Marechal Bittencourt, tem 740 metros de extensão. As obras visam interligar três sub-bacias, integrando o sistema para 121 mil pessoas nos bairros Dias Macedo, Itaperi, Serrinha, Parangaba, Vila Peri, Vila Manoel Sátiro, Mata Galinha e Castelão. Redes coletoras e estações elevatórias ainda estão em fase de montagem. Com as melhorias, a Capital passará a ter 67% de cobertura da rede de esgoto.
Com recursos de R$ 82,1 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o projeto total do Macrossistema visa atender cerca de 235 mil pessoas em 20 bairros da Capital.

FONTE: JORNAL O POVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial